Animador/a Sociocultural
Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.
Componentes de Formação | Disciplinas | 1.º Ano (h) | 2.º Ano (h) | 3.º Ano (h) |
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Sociocultural | Português | 105 | 134 | 81 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 76 | 72 | 72 | |
Área de Integração | 74 | 73 | 73 | |
TIC | 100 | – | – | |
Educação Física | 50 | 50 | 40 | |
Científica | Matemática | 100 | – | – |
Psicologia | 101 | 99 | – | |
Sociologia | 101 | 99 | – | |
Técnica | Áreas de Expressões | 98 | 183 | 199 |
Área de Estudo da Comunidade | 90 | 90 | 170 | |
Animação Sociocultural | 96 | 134 | 120 | |
Prática | Formação em Contexto de Trabalho | – | 70 | 350 |
Educação Moral Religiosa Católica (Opcional) | 27 | 27 | 27 |
a) O aluno/a escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, Iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
Perfil de Saída
O Animador/a Sociocultural é o profissional qualificado apto a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo.
As atividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
• diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente;
• planear e implementar em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sócio-comunitária;
• planear, organizar, promover e avaliar atividades de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicilio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social;
• promover a integração grupal e social;
• fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade;
• acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores que afetem o seu bem estar;
• articular a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.
Destinatários/as
Todos os alunos/as que:
• Tenham concluído o ensino básico;
• Não pretendam prosseguir estudos no ensino superior, podendo, no entanto fazê-lo, bastando para tal, realizar os exames nacionais necessários;
Certificação
Confere o certificado Nível IV e o Curso de Nível Secundário de Educação.
Para informações complementares sobre este curso consulte
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