Técnico/a de Termalismo
Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.
Componentes de Formação | Disciplinas | 1.º Ano (h) | 2.º Ano (h) | 3.º Ano (h) |
---|---|---|---|---|
Sociocultural | Português | 105 | 134 | 81 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 76 | 72 | 72 | |
Área de Integração | 74 | 73 | 73 | |
TIC | 100 | – | – | |
Educação Física | 50 | 50 | 40 | |
Científica | Matemática | 99 | 48 | 52 |
Física e Química | – | 98 | 102 | |
Biologia | 100 | – | – | |
Técnica | Técnicas de Hidroterapia | 120 | 296 | 144 |
Tec. e Terapias de Ap. Act. Termal | 100 | 40 | 100 | |
Saúde e Termalismo | 150 | 145 | 85 | |
Prática | Formação em Contexto de Trabalho | – | 70 | 350 |
Educação Moral Religiosa Católica (Opcional) | 27 | 27 | 27 |
a) O aluno/a escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, Iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
Perfil de Saída
O Técnico/a de Termalismo é um profissional qualificado para, de acordo com prescrição de técnicos superiores de saúde, orientar, organizar, controlar e assegurar funções inerentes ao processo terapêutico termal nas suas diversas aplicações – prevenção, cura e reabilitação, intervindo na ótica da promoção da saúde e do bem-estar.
As atividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
• Interpretar prescrições médicas previstas pelo corpo clínico (médicos, fisioterapeutas, etc. …);
• Programar e garantir a execução dos tratamentos prescritos, utilizando os meios técnicos e equipamentos adequados;
• Avaliar, encaminhar e acompanhar o aquista, prestando-lhe o auxílio necessário, atendendo ao tipo de tratamento e adaptando o contacto às características da sua faixa etária;
• Detetar e interpretar situações anómalas do aquista face aos tratamentos;
• Aplicar os procedimentos e as técnicas adequadas de primeiros socorros;
• Utilizar suportes de registo, anotando as atividades e ocorrências observadas ou referenciadas pelo aquista, assim como a sua evolução terapêutica;
• Manusear corretamente máquinas e equipamentos específicos de hidrobalneoterapia (equipamento de massagens, irrigação, nebulização, banheiras, etc.;
• Proceder à regulação, zelando por uma adequada utilização do equipamento;
• Zelar pela conservação, manutenção e higienização de equipamentos e instalações balneares.
Destinatários/as
Todos os alunos/as que:
• Tenham concluído o ensino básico;
• Não pretendam prosseguir estudos no ensino superior, podendo, no entanto fazê-lo, bastando para tal,
Certificação
Confere o certificado Nível IV e o Curso de Nível Secundário de Educação.
Para informações complementares sobre este curso consulte
Cofinanciado por: