Técnico/a de Turismo
Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.
Componentes de Formação | Disciplinas | 1.º Ano (h) | 2.º Ano (h) | 3.º Ano (h) |
---|---|---|---|---|
Sociocultural | Português | 105 | 134 | 81 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 76 | 72 | 72 | |
Área de Integração | 74 | 73 | 73 | |
TIC | 100 | – | – | |
Educação Física | 50 | 50 | 40 | |
Científica | Matemática | 100 | – | – |
Geografia | 63 | 75 | 62 | |
História da Cultura e das Artes | 102 | 98 | – | |
Técnica | Turismo – Informação e Animação | |||
Prática | Téc. de Com. em Acolhimento Turístico | |||
Op. Tec. em Empresas Turísticas | ||||
Comunicar em Françês/Espanhol/Inglês b) | ||||
Formação em Contexto de Trabalho | – |
a) O aluno/a escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, Iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
b) A disciplina a oferecer depende da opção da escola, no âmbito da sua autonomia.
Perfil de Saída
O Técnico/a de Turismo é um profissional que executa serviços de informação, animação e
organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de
receção e acolhimento em unidades turísticas.
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
•Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de
turismo;
– prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
– organizar e acompanhar programas de animação;
– organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
– proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e
orientando as suas escolhas;
•Executar serviços em agências de viagens:
– apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua
motivação e interesses;
– transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
– efetuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou
serviços a prestar;
– proceder à venda e faturação dos serviços prestados;
– organizar processos individuais de clientes, efetuar transfers de chegada e partida;
– prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
– realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
– organizar eventos e programas para grupos especiais;
– proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como
operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
– organizar o arquivo da agência de viagens;
•Executar os serviços de receção e acolhimento em unidades turísticas:
– efetuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
– prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
– vender produtos e serviços turísticos;
– efetuar as operações de reservas;
– prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do
país;
– prestar assistência ao cliente;
-realizar o atendimento e a receção do cliente.
Destinatários
Todos os alunos que:
• Tenham concluído o ensino básico;
• Não pretendam prosseguir estudos no ensino superior, podendo, no entanto fazê-lo, bastando para tal, realizar os exames nacionais necessários;
Certificação
Confere o certificado Nível IV e o Curso de Nível Secundário de Educação.
Para informações complementares sobre este curso consulte
Referencial