Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação e à Inclusão (EMAEI)

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação e Inclusão (EMAEI)

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, de composição diversificada, constitui um recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo, contribuindo para a plena inclusão escolar e social dos (as) alunos (as).

Competências da EMAEI

 

  • Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva;
  • Propor, acompanhar e monitorizar as medidas de suporte à aprendizagem e inclusão;
  • Prestar aconselhamento aos docentes na implementação de práticas pedagógicas inclusivas;
  • Elaborar os documentos de suporte à implementação de medidas (relatório técnico-pedagógico, programa educativo individual e o plano individual de transição previstos);
  • Acompanhar o funcionamento do Centro de Apoio à Aprendizagem.

 

A EMAEI é constituída por uma equipa permanente, da qual fazem parte:

  • A adjunta do diretor;
  • O coordenador de departamento do 1º ciclo;
  • O coordenador de diretores de turma dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
  • O coordenador de diretores de turma do ensino secundário;
  • Os psicólogos (SPO);
  • Um docente da educação especial.

À coordenadora da equipa compete identificar, em cada situação, os elementos variáveis da EMAEI, podendo ser:

  • O educador, o professor titular de turma ou o diretor de turma do aluno, coordenador de estabelecimento, consoante o caso;
  • Outros docentes do aluno;
  • Técnicos dos CRI que prestam apoio à escola ou outros;
  • Assistentes operacionais, assistentes sociais, outros técnicos que intervêm com o aluno;
  • Pais ou encarregados de educação.

 

Documentos de Orientação e Apoio à Prática

– Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho alterado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro

– Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática – DGE

– Educação Inclusiva DGE

. Vídeos de apoio à implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva:

Educação Inclusiva – Conceito

Abordagem Multinível

Desenho Universal Para a Aprendizagem – DUA – 1

Desenho Universal Para a Aprendizagem – DUA – 2

Desenho Universal Para a Aprendizagem – DUA – 3

Ficheiros

Formulário de  Identificação

Translate »