Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) integrados em contexto escolar constituem-se como unidades especializadas de apoio educativo com autonomia técnica e científica que asseguram, na prossecução das suas atribuições, o acompanhamento do/a aluno/a, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao sistema de relações interpessoais no interior do Agrupamento e entre este e a comunidade (cf. Previsto no Decreto-Lei nº 300/97, de 31 de Outubro e no Anexo III do Decreto-Lei nº 184/2004, de 29 de Julho).
Assim, a atividade deste Serviço tem como destinatários toda a comunidade educativa, numa lógica de ação articulada entre Escola, Família e estruturas/instituições da comunidade.
Para cumprir os objetivos atrás referidos, e em observância das atribuições definidas para os Serviços de Psicologia e Orientação pelo Decreto-Lei 300/97, de 31 de outubro, o plano de atividades a realizar por este serviço assenta nas premissas de uma intervenção multinível, com a definição de ações de carácter universal e preventivo, assim como ações de carácter remediativo.
Relativamente às primeiras, sublinham-se: a) reuniões de sensibilização e preparação da transição de ciclos com os encarregados de educação; b) intervenção psicopedagógica em grupos turma nas transições de ciclo; c) desenvolvimento de competências sociais e emocionais; d) desenvolvimento de ações/projetos no âmbito da literacia emergente; e) desenvolvimento de ações no campo da orientação escolar e profissional; f) consultoria a docentes.
Em relação às ações de carácter remediativo, destacam-se: a) intervenção psicopedagógica individual, em pequeno grupo e na turma; b) intervenção junto das famílias; c) articulação com instituições da comunidade; e) supervisão e coordenação da equipa de Professores Tutores.
Paralelamente a estas ações, o SPO articula a sua atuação com diversos projetos e estruturas da escola, em particular, EMAEI, projetos CER+, Agir+, ‘ Um espaço, uma atitude’, Academia de Líderes Ubuntu, PES e o jornal do agrupamento ´Cruzamentos´.
Ficheiros:
- 9º ano e agora?
- A importância dos Exames de 9º ano, para a frequência do Ensino Secundário
- Ferramentas para preparar os exames do 9º ano
- Serviço de Psicologia e Orientação –Exames e Candidatura ao Ensino Superior 2023– 1ª fase
- O documento Exames, Exames 9º ano…vamos a eles!
Contactos:
Pré-escolar e 1º ciclo – Psicóloga Marisa Brito – [email protected]
2º e 3º ciclo e Ensino Secundário – Psicólogo Pedro Leão – [email protected]