Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes

Conheça melhor a nossa Oferta Formativa

Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Redes

Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

 Plano de Estudos

Componentes de Formação Disciplinas 1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano
(h) (h) (h)
Sociocultural Português 100 140 80
Língua Estrangeira I, II ou III a) 72 76 72
Área de Integração 72 76 73
TIC 100
Educação Física 51 46 43
Científica Matemática 100 100 100
Física e Química 70 70 60
Técnica Redes 125 150 175
Sistemas Operativos 200 125
Segurança Informática 100 200
Fundamentos de Informática 100 25
Prática Formação em Contexto de Trabalho 98 203 308
EMRC Educação Moral e Religiosa 27 27 27

a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, Iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.

Perfil de Saída

O Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes é o profissional qualificado para efetuar a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

.
As actividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
• Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.

• Efetuar a instalação, configuração e manutenção de  computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.

• Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Web e e-mail.

Perfil Profissional

Destinatários

Todos os alunos que:
• Tenham concluído o ensino básico;
• Não pretendam prosseguir estudos no ensino superior, podendo, no entanto fazê-lo, bastando para tal,

Certificação

Confere o certificado Nível 4 e o Curso de Nível Secundário de Educação.

Para informações complementares sobre este curso consulte

www.anqep.gov.pt