Animador/a Sociocultural

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Animador/a Sociocultural

Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

Componentes de Formação Disciplinas 1.º Ano (h) 2.º Ano (h) 3.º Ano (h)
Sociocultural Português 105 134 81
Língua Estrangeira I, II ou III a) 76 72 72
Área de Integração 74 73 73
TIC 100
Educação Física 50 50 40
Científica Matemática 100
Psicologia 101 99
Sociologia 101 99
Técnica Áreas de Expressões 98 183 199
Área de Estudo da Comunidade 90 90 170
Animação Sociocultural 96 134 120
Prática Formação em Contexto de Trabalho 70 350
Educação Moral Religiosa Católica (Opcional) 27 27 27

a) O aluno/a escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, Iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.

Perfil de Saída

O Animador/a Sociocultural é o profissional qualificado apto a promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo.

As atividades fundamentais a desempenhar por este técnico são:
•  diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente;
•  planear e implementar em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sócio-comunitária;
•  planear, organizar, promover e avaliar atividades de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicilio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social;
•  promover a integração grupal e social;
•  fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade;
•  acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores que afetem o seu bem estar;
•  articular a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.

Destinatários/as

Todos os alunos/as que:
• Tenham concluído o ensino básico;
• Não pretendam prosseguir estudos no ensino superior, podendo, no entanto fazê-lo, bastando para tal, realizar os exames nacionais necessários;

Certificação

Confere o certificado Nível IV e o Curso de Nível Secundário de Educação.

Para informações complementares sobre este curso consulte

www.anqep.gov.pt

Referencial

Cofinanciado por:

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