Técnico/a de Desenho Digital 3D

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Técnico/a de Desenho Digital 3D

Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

Componentes de Formação Disciplinas 1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano
Sociocultural Português 99 134 84
Língua Estrangeira I, II ou III a) 72 76 72
Área de Integração 72 76 72
Tec. da Inf e da Comunicação 100
Educação Física 51 46 46
Científica História da Cultura e das Artes 93 107
Geometria Descritiva 47 92 61
Matemática 100
Técnica Desenho de Rep. e Com. 72 68
Desenho Téc. e Análise Gráfica 96 112 107
Const. e Representação Digital 74 66
Des. Dig. e Modelação Trid. 197 138 170
Prática Formação em Contexto de Trabalho 98 203 308

a) O aluno/a escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, Iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.

Perfil de Saída

Técnico/a de Desenho Digital 3D é um profissional qualificado apto a dominar e integrar as ferramentas de computação gráfica na realização de ambientes/elementos, bem como em processos de antevisão, apresentação e comunicação de projetos de diversas áreas. Será um profissional apto a realizar a síntese entre o conhecimento tecnológico, construtivo e projetual e a sensibilidade plástica e expressiva da cultura artística.

Atividades Fundamentais

O Técnico/a de Desenho Digital 3D domina e integra as ferramentas de computação gráfica na realização de ambientes e elementos em processos de antevisão, apresentação e comunicação de projetos de diversas áreas. Realiza a síntese entre o conhecimento tecnológico, construtivo e projetual e a sensibilidade plástica e expressiva da cultura artística.
– Produzir elementos virtuais para visualização tridimensional nas áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, promoção imobiliária, televisão, cinema e publicidade;
– Elaborar peças desenhadas para apoio a gabinetes e empresas de projetos;
– Interpretar e analisar desenhos técnicos tendo sempre em atenção as normas e regulamentos existentes;
– Dominar as técnicas e métodos gráficos de representação e conhecer os processos construtivos;
– Produzir desenho livre, imagens, elementos animados e processos interativos de apresentação e visualização tridimensional;
– Explorar e dominar ferramentas de computação gráfica nas áreas da simulação de ambiente virtual, interativo e ‘game design’;
– Aplicar e transpor tecnologias de visualização em tempo real para a visualização de projetos;
– Colaborar em estudos de impacto ambiental através da materialização tridimensional virtual;
– Realizar fundos digitais de simulação 3D, para visualização em animação, cinema e publicidade;
– Integrar modelação virtual em fotografias e captação vídeo real para análise das variantes ambientais/ecológicas no impacto de projetos de arquitetura, engenharia e urbanismo;
– Efetuar edição e pós-produção vídeo para realização de DVD de apresentação e divulgação;

Destinatários/as

Todos os alunos/as que:
• Tenham concluído o ensino básico;
• Não pretendam prosseguir estudos no ensino superior, podendo, no entanto fazê-lo, bastando para tal, realizar os exames nacionais necessários;

Certificação

Confere o certificado Nível IV e o Curso de Nível Secundário de Educação.

Para informações complementares sobre este curso consulte

www.anqep.gov.pt

Referencial

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