Técnico/a de Desenho Digital 3D
Os Cursos Profissionais são uma modalidade de educação, inserida no ensino secundário, que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.
Componentes de Formação | Disciplinas | 1.º Ano | 2.º Ano | 3.º Ano |
---|---|---|---|---|
Sociocultural | Português | 99 | 134 | 84 |
Língua Estrangeira I, II ou III a) | 72 | 76 | 72 | |
Área de Integração | 72 | 76 | 72 | |
Tec. da Inf e da Comunicação | 100 | – | – | |
Educação Física | 51 | 46 | 46 | |
Científica | História da Cultura e das Artes | – | 93 | 107 |
Geometria Descritiva | 47 | 92 | 61 | |
Matemática | 100 | – | – | |
Técnica | Desenho de Rep. e Com. | 72 | 68 | – |
Desenho Téc. e Análise Gráfica | 96 | 112 | 107 | |
Const. e Representação Digital | 74 | 66 | – | |
Des. Dig. e Modelação Trid. | 197 | 138 | 170 | |
Prática | Formação em Contexto de Trabalho | 98 | 203 | 308 |
Educação Moral Religiosa Católica (Opcional) | 27 | 27 | 27 |
a) O aluno/a escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, Iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
Perfil de Saída
Técnico/a de Desenho Digital 3D é um profissional qualificado apto a dominar e integrar as ferramentas de computação gráfica na realização de ambientes/elementos, bem como em processos de antevisão, apresentação e comunicação de projetos de diversas áreas. Será um profissional apto a realizar a síntese entre o conhecimento tecnológico, construtivo e projetual e a sensibilidade plástica e expressiva da cultura artística.
Atividades Fundamentais
O Técnico/a de Desenho Digital 3D domina e integra as ferramentas de computação gráfica na realização de ambientes e elementos em processos de antevisão, apresentação e comunicação de projetos de diversas áreas. Realiza a síntese entre o conhecimento tecnológico, construtivo e projetual e a sensibilidade plástica e expressiva da cultura artística.
– Produzir elementos virtuais para visualização tridimensional nas áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, promoção imobiliária, televisão, cinema e publicidade;
– Elaborar peças desenhadas para apoio a gabinetes e empresas de projetos;
– Interpretar e analisar desenhos técnicos tendo sempre em atenção as normas e regulamentos existentes;
– Dominar as técnicas e métodos gráficos de representação e conhecer os processos construtivos;
– Produzir desenho livre, imagens, elementos animados e processos interativos de apresentação e visualização tridimensional;
– Explorar e dominar ferramentas de computação gráfica nas áreas da simulação de ambiente virtual, interativo e ‘game design’;
– Aplicar e transpor tecnologias de visualização em tempo real para a visualização de projetos;
– Colaborar em estudos de impacto ambiental através da materialização tridimensional virtual;
– Realizar fundos digitais de simulação 3D, para visualização em animação, cinema e publicidade;
– Integrar modelação virtual em fotografias e captação vídeo real para análise das variantes ambientais/ecológicas no impacto de projetos de arquitetura, engenharia e urbanismo;
– Efetuar edição e pós-produção vídeo para realização de DVD de apresentação e divulgação;
Destinatários/as
Todos os alunos/as que:
• Tenham concluído o ensino básico;
• Não pretendam prosseguir estudos no ensino superior, podendo, no entanto fazê-lo, bastando para tal, realizar os exames nacionais necessários;
Certificação
Confere o certificado Nível IV e o Curso de Nível Secundário de Educação.
Para informações complementares sobre este curso consulte
Cofinanciado por: