A importância dos Exames de 9º ano, para a frequência do Ensino Secundário.


A importância dos Exames de 9º ano, para a frequência do Ensino Secundário.

No final do ano irão realizar-se os exames nacionais a Matemática e a Português.

O resultado destes exames irão contribuir em 30% da nota final da disciplina.

 

Mas qual a importância e a utilidade destes exames para a frequência do Ensino Secundário?

 

No caso do Português:

  • * No Ensino Secundário, quer a opção seja por um Curso Científico-Humanístico / CCH (para prosseguir estudos), um Curso Profissional / CP ou um Curso de Aprendizagem / CA,  nos próximos 3 anos a disciplina de Português continuará a fazer parte do plano de estudos – sendo necessário ter aproveitamento nesta disciplina, na nota final no caso dos CCH e em todos os módulos no caso dos CP e CA. Além disso o Português é uma ferramenta fundamental para a aprendizagem em qualquer dos cursos.
  • * Os alunos que escolherem um Curso Científico-Humanístico / CCH, qualquer que seja o Curso, irão realizar obrigatoriamente o exame de Português no 12º ano, tendo este um peso de 25% na nota final, sendo necessário obter uma nota final igual ou superior a 9,5 para poder concluir a disciplina.

 

No caso da Matemática:

 

Caso optem pelo Curso Científico-Humanístico / CCH de Línguas e Humanidades, a pensar, por exemplo, na candidatura ao Curso de Educação Básica, terão de optar pela disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais e realizar o exame nacional (os alunos dos outros cursos que  pretendam o curso de Educação Básica apresentam a nota do exame de Matemática A), que em conjunto com o exame de Português são os Exames Nacionais / Provas de ingresso obrigatórias à candidatura a este curso. Aplica-se aqui a mesma regra referida anteriormente, a nota de exame terá um peso de 25% na nota final da disciplina e um peso entre 45% a 60% no cálculo da nota de candidatura ao Ensino Superior em conjunto com o exame nacional de Português ou outro que venham a definir como prova de ingresso.

 

Em resumo:

  • Para os alunos que optem por Cursos Profissionais ou de Aprendizagem, o trabalho que fizerem de preparação para os exames, será depois compensado com melhor aproveitamento e sucesso nas disciplinas de Português e Matemática no Ensino Secundário, e às quais estão obrigados a ter nota positiva em todos os módulos, para poderem concluir o Curso.
  • Para os alunos que optem pelos Cursos Científico-Humanísticos, o trabalho realizado para os exames nacionais realizado este ano, vai permitir rever e preparar matérias de disciplinas que terão continuidade no Ensino Secundário e que serão de novo alvo de exame, no caso do Português para todos os cursos. Este é também um bom momento para treinar estratégias de estudo, gestão de tempo e stress que serão depois úteis nos exames de 11º ano e 12º ano. Em resumo, um trabalho rigoroso para os exames deste ano, facilitará a transição e adaptação ao curso do Ensino Secundário e a realização de exames futuros.
Translate »