A importância dos Exames de 9º ano, para a frequência do Ensino Secundário.
No final do ano irão realizar-se os exames nacionais a Matemática e a Português.
O resultado destes exames irão contribuir em 30% da nota final da disciplina.
Mas qual a importância e a utilidade destes exames para a frequência do Ensino Secundário?
No caso do Português:
- * No Ensino Secundário, quer a opção seja por um Curso Científico-Humanístico / CCH (para prosseguir estudos), um Curso Profissional / CP ou um Curso de Aprendizagem / CA, nos próximos 3 anos a disciplina de Português continuará a fazer parte do plano de estudos – sendo necessário ter aproveitamento nesta disciplina, na nota final no caso dos CCH e em todos os módulos no caso dos CP e CA. Além disso o Português é uma ferramenta fundamental para a aprendizagem em qualquer dos cursos.
- * Os alunos que escolherem um Curso Científico-Humanístico / CCH, qualquer que seja o Curso, irão realizar obrigatoriamente o exame de Português no 12º ano, tendo este um peso de 25% na nota final, sendo necessário obter uma nota final igual ou superior a 9,5 para poder concluir a disciplina.
No caso da Matemática:
- Os alunos que optem por um Curso Profissional / CP terão sempre no seu plano de estudos a disciplina de Matemática, ainda que em diferente número de horas, conforme os cursos 100, 200 ou 300 horas – no caso dos cursos em oferta na nossa escola os Cursos Profissionais de Técnico/a de Animação Sociocultural e Técnico/a de Desenho Digital 3D com 100 horas e nos Cursos de Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico/a de Informática, Instalação e Gestão de Redes, com 300 horas. O mesmo se passa, com a oferta fora da nossa escola, por exemplo no Curso Profissional de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel (300 horas) ou de Técnico/a de Desporto (200 horas). Ter presente que é necessário ter aprovação em todos os módulos das disciplinas para poder concluir o Curso Profissional.
- Os alunos que optem por Cursos de Aprendizagem / CA, terão igualmente no seu plano de estudos a disciplina de Matemática. Por exemplo no Curso de Aprendizagem de Mecatrónica Automóvel ou no Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, tal como nos Cursos Profissionais é necessário ter aprovação em todos os módulos das disciplinas para poder concluir o Curso de Aprendizagem.
- No caso dos Cursos Científico-Humanísticos / CCH, temos diferentes situações. Os alunos que optem por Ciências e Tecnologias ou Ciências Socioeconómicas, a disciplina de Matemática A (3 anos) é de frequência obrigatória, sendo necessária a realização do Exame Nacional de Matemática A para a candidatura aos Cursos de Engenharia, Contabilidade / Economia / Gestão, Medicina entre outros – neste caso a nota do exame de Matemática A terá um peso de 25% na nota final da disciplina e um peso entre 45% a 60% no cálculo da nota de candidatura ao Ensino Superior (em conjunto com pelo menos mais um exame nacional, atualmente a Medicina é o único curso que exige a realização de 3 exames nacionais).
Caso optem pelo Curso Científico-Humanístico / CCH de Línguas e Humanidades, a pensar, por exemplo, na candidatura ao Curso de Educação Básica, terão de optar pela disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais e realizar o exame nacional (os alunos dos outros cursos que pretendam o curso de Educação Básica apresentam a nota do exame de Matemática A), que em conjunto com o exame de Português são os Exames Nacionais / Provas de ingresso obrigatórias à candidatura a este curso. Aplica-se aqui a mesma regra referida anteriormente, a nota de exame terá um peso de 25% na nota final da disciplina e um peso entre 45% a 60% no cálculo da nota de candidatura ao Ensino Superior em conjunto com o exame nacional de Português ou outro que venham a definir como prova de ingresso.
Em resumo:
- Para os alunos que optem por Cursos Profissionais ou de Aprendizagem, o trabalho que fizerem de preparação para os exames, será depois compensado com melhor aproveitamento e sucesso nas disciplinas de Português e Matemática no Ensino Secundário, e às quais estão obrigados a ter nota positiva em todos os módulos, para poderem concluir o Curso.
- Para os alunos que optem pelos Cursos Científico-Humanísticos, o trabalho realizado para os exames nacionais realizado este ano, vai permitir rever e preparar matérias de disciplinas que terão continuidade no Ensino Secundário e que serão de novo alvo de exame, no caso do Português para todos os cursos. Este é também um bom momento para treinar estratégias de estudo, gestão de tempo e stress que serão depois úteis nos exames de 11º ano e 12º ano. Em resumo, um trabalho rigoroso para os exames deste ano, facilitará a transição e adaptação ao curso do Ensino Secundário e a realização de exames futuros.