Plano de Mentoria 2020-2021


Plano de Mentoria 2020-2021

test

O que é o Plano de Mentoria AA+?

O Plano de Mentoria AA+ é um programa de acolhimento, integração e vivência solidárias. Junta estudantes mais velhos e mais novos para que estes se sintam melhor integrados a nível pessoal e social promovendo o sucesso académico, a prevenção do abandono escolar e o desenvolvimento de competências transversais.

Os mentores (estudantes mais velhos e com mais experiência) ajudam os mais novos, os mentorandos, no processo de desenvolvimento das aprendizagens, esclarecimento de dúvidas e preparação para os momentos de avaliação.

O objetivo é contribuir para que todos – mentores e mentorandos – tenham uma melhor experiência no contexto escolar, numa dinâmica de colaboração interpares promovendo o convívio e a partilha.

 

Objetivos gerais do Plano

  1. Envolver estudantes mais velhos num processo de acolhimento digno e de acompanhamento dos novos estudantes, tendo em vista uma formação integral que se deverá traduzir em competências pessoais transversais, como são a atenção ao outro, compreensão e respeito pela diferença e pela dignidade de cada um, a capacidade de ajuda e de partilha de conhecimentos e competências, a identificação de possibilidades de desenvolvimento pessoal e coletivo, tanto no plano técnico como cultural e social;
  2. Estabelecer condições de base para a integração e vivência positiva da escola, estimulando a autonomia e a tomada de consciência das implicações do papel de “estudante”;
  3. Reforçar a qualidade das experiências de aprendizagem, favorecendo a colaboração e o desenvolvimento das capacidades, interesses e potencialidades, a vários níveis, dos estudantes;
  4. Promover a equidade, o sucesso escolar, a resolução de dificuldades diversas e prevenir o abandono, desenvolvendo sentimentos de bem-estar pessoal e de pertença, de colaboração e solidariedade, de confiança no outro, através da existência de uma rede interna de apoio académico, cultural e social;
  5. Dinamizar contextos de formação e aprendizagem, potenciadores do desenvolvimento de competências transversais, a partir das práticas e vivências de Mentoria;
  6. Fomentar a construção de “espaços” individuais de liberdade e autonomia, de autoconfiança e iniciativa;
  7. Consciencializar e envolver toda a comunidade escolar numa cultura de intervenção e responsabilidade solidária, que privilegie o exercício da cidadania, o bem comum, a convivência saudável e o respeito mútuo, assim como outros valores da cultura democrática e institucional.

 

 

Eixos Estruturantes

Cariz Institucional

O Plano de Mentoria AA+ é desenvolvido numa base de responsabilidade institucional do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro pelos processos de envolvimento e integração social e escolar de todos os estudantes, respeitando os objetivos acima referidos.

Envolvimento de estudantes e cooperação interpares

O Plano de Mentoria AA+, reconhecendo a importância e as potencialidades das relações interpares para a qualidade da integração saudável, visa permitir aos novos estudantes a possibilidade de contar com a disponibilidade voluntária de colegas, há mais tempo a frequentar o AECC, para acompanhar o seu processo de inclusão, estimulando práticas salutares e democráticas de vivência, num trabalho próximo de construção de redes e de relações solidárias.

Dimensão Pedagógica e Formativa

O funcionamento do Plano de Mentoria AA+ tem associada uma clara dimensão pedagógica e formativa dos mentorandos e dos mentores implicando:

  1. a)O envolvimento de docentes responsáveis por desenvolver, acompanhar e monitorizar as práticas instituídas;
    b)A melhoria da qualidade das experiências de aprendizagem proporcionadas pelas vivências da mentoria;
    c) A dinamização de processos colaborativos e solidários de formação;
    d) O estímulo da autonomia dos estudantes e a sua capacidade de análise e reflexão crítica;
    e) A promoção do desenvolvimento de competências transversais e sociais.

 

Estrutura Organizativa

Na operacionalização do Plano de Mentoria AA+, o Agrupamento de Escolas Coelho e Castro constituiu uma equipa de trabalho que envolve docentes e estudantes aderentes ao programa.

Participantes

Mentorandos

Ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e melhorar o seu desempenho escolar.

Ficha de inscrição

 

Mentores

Estimular o contacto social com vista a desenvolver competências importantes como a responsabilidade e o trabalho em equipa e outras competências transversais fundamentais para a sua carreira profissional e percurso de vida.

Ficha de inscrição

As fichas de inscrição preenchidas devem ser enviadas para o diretor de turma.

 

Translate »