Programa Erasmus+ – Visita de delegação da escola Gölcük Fen Liselei da Turquia


Programa Erasmus+ – Visita de delegação da escola Gölcük Fen Liselei da Turquia

Na penúltima semana de novembro, o Agrupamento de Escolas Coelho e Castro acolheu de braços abertos um grupo de 6 alunos do 11º ano e uma professora da escola Gölcük Fen Liselei, na cidade de Kocaeli, Turquia. Esta mobilidade de Job Shadowing surgiu no âmbito do programa Erasmus + “Mobility for Staff in Adult Education” – 2021-1-TRO1-KA121-SCH-000067000.

A professora de Inglês, Luísa Lopes, recebeu os visitantes nas suas diferentes turmas do curso profissional, nomeadamente as turmas do 11º EAC, 11º Informática e 12º D3D. Ao longo dos 5 dias todos os envolvidos imergiram em diferentes atividades educativas realizadas na escola, onde foram apresentados diversos trabalhos alusivos ao tema global “The Future of the Planet” (O Futuro do nosso Planeta). Utilizando métodos de ensino inovadores, centrados no aluno, foram partilhados trabalhos sobre “What is Carbon Emission and its effects on our lives and our future”, “Water footprint and its importance for our future”, “The 2050 goals of European Union on sustainable energy”, entre outros. Paralelamente, foram trabalhadas várias competências do Perfil do aluno para o sec. XXI, destacando-se o pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e cooperação, literacia informacional, acesso e análise de informação.

Por outro lado, ambas as professoras puderam alargar os seus conhecimentos sobre diferentes metodologias de ensino, melhorar as suas competências na língua inglesa e obter uma maior compreensão das práticas, políticas e sistema educativo da Turquia e de Portugal. Tiveram também novos insights sobre desenvolvimento sustentável e promoção da diversidade social e cultural na sala de aula.

Em conclusão, ambos os grupos regressaram às suas rotinas com um sentido de missão cumprida, com o propósito renovado e inspirados a incorporar algumas das técnicas que observaram durante a semana.

test

Translate »