Unidos pela Coragem – Conferência Infantojuvenil sobre Oncologia Pediátrica e Combate ao Bullying


Unidos pela Coragem – Conferência Infantojuvenil sobre Oncologia Pediátrica e Combate ao Bullying

Page Image

As Associações de Pais do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro (de Fiães e Caldas de São Jorge), convida toda a comunidade escolar a estar presente na atividade conjunta que irá realizar nos próximos dias 13 e 14 de abril de 2024 e que tem por nome “Unidos pela Coragem – Conferência Infantojuvenil sobre Oncologia Pediátrica e Combate ao Bullying”.

Esta conferência, que é dirigida a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (em geral) e decorrerá na escola sede do agrupamento (Escola Básica e Secundária Coelho e Castro de Fiães). Nela serão debatidos, como o próprio título indica, os temas da Oncologia Pediátrica e do Bullying, para além da realização de vários Workshops e atividades lúdicas.

Iremos também contar com a presença da mascote das Termas de S. Jorge, o Gotinhas e a sua amiga Maria, uma mascote especial que surgiu como homenagem a uma menina com o mesmo nome, que desde muito cedo e com muita coragem, lutou contra uma doença oncológica que infelizmente acabaria por vencer a batalha, quando ela frequentava o 1.º ciclo do ensino básico.
A ditas mascotes irão interagir com os participantes no evento, proporcionando a todos os presentes momentos de alegria e boa disposição.

As Associações de Pais, com a coordenação do Agrupamento Coelho e Castro e a colaboração da Associação de Estudantes, procuram com esta conferência que as crianças aumentem a sua consciencialização sobre o bullying e a oncologia pediátrica e que adquiram conhecimentos para que possam ter uma ação mais ativa e proativa. Juntos, podemos criar comunidades mais seguras e solidárias, onde todas as crianças tenham a oportunidade de crescer e prosperar de forma saudável e feliz, sentindo-se integradas na sociedade e nas comunidades onde se inserem.

A participação na Conferência Infantojuvenil é gratuita mas obriga a uma pré-inscrição através de um formulário online, disponível no link: https://forms.gle/tmHP1BAiU2DFhEpH6, onde os alunos poderão também escolher os workshops que pretendem frequentar (limitado a dois workshops por dia).
Durante o decorrer do evento serão vendidos crachás com o logo da Conferência, cujo valor reverterá a favor de uma Instituição Hospitalar com valência de Tratamento Oncológico Pediátrico.

O alinhamento completo do evento é o seguinte:

Sábado dia 13 de abril:

14h30- 15h30 – Palestra principal:
Oncologia Pediátrica (oradora convidada: Enfermeira Aida Mota, especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Especialista em EMC na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica, Enfermeira da Equipa – NACJR)

15h30-16h – Intervalo (animação com presença das mascotes das Termas de São Jorge, insufláveis e tempo para lanche)

16h-17h – Workshops diversos: mandarim, papagaios de papel, ciências experimentais, música

17h-18h30 – Parte lúdica: convívio com animação, insufláveis e barraquinha das Associações de Pais.

————————

Domingo dia 14 de abril:

14h30- 15h30 – Palestra principal:
Combate ao Bullying (com o testemunho da convidada especial, menina Diana Ginja, autora do livro “Beliscaram a minha felicidade”)

15h30-16h – Intervalo (animação com presença das mascotes das Termas de São Jorge, insufláveis e tempo para lanche)

16h-17h – Workshops diversos: mandarim, papagaios de papel, ciências experimentais, saúde oral

17h-18h30 – Parte lúdica: convívio com animação, insufláveis e barraquinha das Associações de Pais.

Translate »