O Crescer do Ler / Crescer do Ser

O Crescer do Ler / Crescer do Ser

O Crescer do Ler / Crescer do Ser

Consciente da importância que o desenvolvimento das competências da literacia emergente desempenha na posterior aquisição de conhecimentos, assim como a relevância da promoção de competências socioemocionais, o agrupamento decidiu operacionalizar este projeto em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. O projeto é dirigido a todas as crianças finalistas do Ensino Pré-escolar dos Jardins de Infância do agrupamento e visa a promoção e o desenvolvimento destas competências, como forma de prevenir e minimizar as dificuldades no processo de aprendizagem. Este projeto tem por objetivos específicos:

  • Caraterizar os alunos finalistas do Ensino Pré-escolar relativamente às competências de literacia emergente e competências socioemocionais;
  • Despistar e identificar precocemente os alunos finalistas da educação pré-escolar com fragilidades nos domínios da literacia emergente e competências socioemocionais;
  • Identificar e encaminhar precocemente os alunos finalistas da educação pré-escolar com dificuldades de carácter linguístico, para valências mais específicas, se necessário.
  • Acompanhar a evolução dos alunos finalistas da educação pré-escolar relativamente às competências em análise;
  • Apoiar e auxiliar os educadores no desenvolvimento de estratégias, de atividades e de práticas intencionalmente direcionadas e ajustadas às necessidades dos alunos.
  • Promover e desenvolver a literacia emergente nos alunos finalistas do educação Pré-escolar como forma de estes adquirirem competências básicas e essenciais para o posterior domínio da leitura e da escrita.
  • Potenciar a supervisão e a articulação entre as Educadoras, Serviço de Psicologia e Orientação e famílias, potenciando uma identificação precoce.

 

O projeto será operacionalizado pelo Serviço de Psicologia e Orientação da seguinte forma:

– entre dezembro/2022 a janeiro/2023: caracterização inicial de todas as crianças finalistas da educação pré-escolar;

– janeiro/2023. Devolução dos dados às educadoras e definição de estratégias pedagógicas ajustadas às necessidades das crianças:

– janeiro/2023 a junho/2023: Monitorização junto das educadoras relativamente à implementação das estratégias delineadas;

– junho/2023: caracterização final de todas as crianças participantes na primeira caracterização; análise dos dados e devolução às educadoras;

– julho/2023 e setembro/2023: preparação da transição para o 1º ciclo junto das docentes do 1º ano de escolaridade.

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